Retorno à infância...
Quem não se lembra desta série genial? Pois é... Estes desenhos (ou bonecos...) animados do "Dartacão" foram talvez os que mais me marcaram e também os que mais bem recordo. Não sei ao certo se os vi na televisão, mas se foi, terá sido por pouco tempo (pois depois surgiram os Power Rangers e afins...), julgo que a maior parte dos episódios foram vistos em vídeo...
Enfim, uma série que os míudos de hoje em dia não recordam, ou então recordam por terem visto uma ou outra vez quando ela foi reposta no canal panda. O "Dartacão" foi substituído, ainda no meu tempo de criança, por Power Rangers, Dragon Balls e sucedâneos do mesmo género. E a malta gostava, pois gostava, eu também gostei, bem me lembro de andarmos todos obcecados com o maldito dia em que, após 500episódios de "porrada", o Songoku vencesse o "mauzão".
Mas o "Dartacão e os três Moscãoteiros" sempre teve aquele carisma especial. Talvez porque ainda retrata uma época onde se ensinavam valores hoje um tanto ou pouco esquecidos, como a honra, a amizade, o companheirismo, o arrependimento e a redenção. Talvez porque tinha um rol de personagens onde não havia o "puro mal" (lembre-se que no final da série, o vilão principal, o "cavaleiro de bigode preto" como era chamado pelo jovem canídeo, acaba por defendê-lo frente ao cardeal Richelieu), havia uma história de amor clássica (Dartacão tímido sempre que se encontrava com a Julieta), havia uma lição de vida por detrás de cada episódio. Era uma série que, apesar da infantilidade dos bonecos formava para a vida.
Hoje o que é que os bonecos (ou desenhos...) animados dão de útil às crianças? Uma ideia de consumismo e competição desenfreada transmitida pelo Pokémon e afins onde o que interessa é ter o melhor monstro e ganhar o maior número de torneios? Ou então uma política do não fazer nada a la "Morangos com açúcar" ou, para os mais pequeninos (ou talvez não...), com "Floribellas"?
Talvez já esteja a entrar no defeito de dizer "no meu tempo é que era", mas não posso fechar os olhos a esta realidade, onde cada vez mais se cultiva nas crianças o desenho animado que apenas entretem e não educa, não forma para a vida, não transmite valores. E com esta interrogação me basto: Existe hoje, algum desenho animado que tenha como contexto temporal o mesmo que tinha o "Dartacão"?
P.S. - Julgo que consegui colocar o vídeo do youtube com a música em português (e não em brasileiro) pois uma vez que não tenho som no pc (a placa de som foi à vida...) o vídeo foi escolhido por feeling...
9 comentários:
Dizes que viste a maior parte do dartacão em vídeo?? Mas deu tts vezes na TVI?? (de repente senti-me com muita idd!!) Eu vi varias xs lolol, a varias horas e era fanatica por DBZ!!
Ai o Dartacão!
Confesso que não cheguei a ver muitas vezes na Tv, mas foi, sem dúvida, um dos desenhos animados de referência da minha infância...=)
Mas também quem não se lembra de..
Elefante Babar?
Zorro?
e para as meninas:
O meu pequeno pónei?
Cinderela?
Navegantes da Lua??
Este ultimo era verdadeiramente os meus desenhos animados de eleição!
Era totalmente viciada naquelas miúdas armadas em salvadoras do mundo devido a poderes provenientes do Cosmos
(dito desta forma fica mesmo ridiculo...)
Enfim, bons velhos tempos de infância...
Não nego que quando me lembro de pesquisar sobre esses desenhos animados no uoutube, fico um pouco comvovida e nostálgica..
Ai se fico...
=)
(beijinhos*)
Não gostava das navegantes da lua!! até me irritava... mas n se falava noutra coisa! Oh, o Babar!! Lembro-me de o ver na RTP2 às quintas-feiras dp das aulas!
(Para quem quiser ver bons desenhos animados é ligar a :2 de manhâ ;)
Gostei de rever o genérico e de ouvir esta canção! Como eu gostava de ver o "Dartacão e os três Moscãoteiros"!!!
Obviamente eu vi na TV! Mas se a WhiteCastle também viu, então, fico satisfeita! ;-) Mais ainda quando vejo que partilho algumas referências com o João e as duas comentadoras: O Babar, por exemplo!
Claro que se eu disser que tenho o disco em vinil com a banda sonora do Dartacão... ;-)
Apreciei, em particular, as palavras do João, porque as julgo muito acertadas. Na verdade, não percebo a graça ou o interesse de muitos dos desenhos animados actuais. Não acrescentam nada à formação de quem as vê, muitos são sombrios, violentos...
Já agora, viam a Ana dos Cabelos Ruivos, O Bocas ou o Tom Sawyer? Ou isso é só para quem conheceu os discos em vinil? ;-)))
Ai o Babar... Esse vi-o várias vezes, ainda no tempo em que passava nas manhãs da RTP1, acho eu, e nas tardes da RTP2!
Agora a Ana dos Cabelos Ruivos e o Bocas julgo que nunca os apanhei, só os conheço de nome. Mas agora o Tom Sawyer ainda passou na Tv há uns poucos anos... Parece que perdurou ainda mais algum tempo que os discos de vinil;)
Lanço um desafio, quem tiver irmãos mais novos, ou conheça alguém que ainda se levante às 7h ao fim de semana para ver bonecos animados, que pergunte se conhecem estes "Clássicos"!
Que memórias, se calhar de tempos que eram mais simples.
Mais uma achega, que estamos todos numa onda de nostalgia... Alguém se lembra dum canal que surgiu mais ou menos na altura em que aderimos à CEE (é, aquilo era "Comunidade ECONÓMICA Europeia", mas de repente, ficou só CE sem perguntarem nada à gente...) e se chamava, creio eu, "Europa"? Era um canal fenomenal! Algo experimental mas com temáticas e especialmente uma imagem perfeitamente anos-luz à frente do que se fazia na altura. Tinha um programa, de tarde, destinado a crianças pequenas, com bonecos animados (de pano, plasticina, papel, etc.) e outras delícias visuais que me fascinavam, apesar de já andar nos 30 e muitos.
Depois, desapareceu... provavelmente pelos fundos da CEE (que era a patrocinadora)serem precisos noutras paragens, nomeadamente vencimentos de Assessores... Ainda tenho lá em casa uma cassette VHS com umas gravações. Tenho é de arranjar um vídeo novo, antes que desapareçam do mercado.
Anónimo1
Eu não gostava muito do Tom Sawyer, mas via ( o Tom Sawyer é o delírio para o Postiga!!!)... O Bocas cheguei a ver! A Ana não me lembro, mas até hei-de pesquisar para ver se refresco a memória... E o Vitinho, ah?? Esse fantástico ir para a caminha!! Oh, como eu gosto do Vitinho, e já há quem não saiba quem ele era! Quando chegar a casa coloco aqui uma url para um site muito porreiro sobre este relembrar o passado...
Mas realmente ter o disco em vinil da banda sonora do dartacão já não é do meu tempo... eu sou do tempo dos onda choque em cassete (que isto dos cd's e dvd's e UMD's é uma modernice lololol)
E sim, eu ainda adoro ver os desenhos animados da :2 ;))) E ainda sei a música do Aladino de cor ;)
Ora cá esta o site:
www.misteriojuvenil.com
(Acho que o Fachana já conhece)
Obrigada pela indicação do site. Vou espreitar.
Também tinha discos dos Onda-choque e dos Ministars!
Bem, mas a verdade, é que também tinha da Ana faria e dos Queijinhos Frescos! ;-)
Enviar um comentário