quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Futebolite aguda a atacar novamente...

Hoje, na Sic Notícias, edição da noite, cerca das 22h30, a passar, um facto insólito... Inicara-se há poucos minutos uma entrevista com Santana Lopes, sobre a "crise" e a "polémica das quotas" em que está o PSD e o porquê do entrevistado defender o adiamento das eleições dentro do partido. Após duas ou três perguntas, o insólito: A jornalista Ana Lourenço interrompe a entrevista, de certeza com ordens da edição do Jornal, para dar o conhecimento de uma notícia bombástica e mil vezes mais importante que a "crise" do maior partido da oposição: José Mourinho acaba de chegar a Portugal! E a emissão sai do estúdio e vai em directo para as portas do aeroporto da Portela onde se espera por um comentário de J.M. sobre o que ainda é incerteza, para onde é que o "special one" vai, sim porque é extremamente importante, diria mesmo mais, deve ser tornada a primeira prioridade no serviço público das Televisões...
Eu até tenho a Sic Notícias em boa consideração, julgo que desempenha um serviço noticioso exemplar (os jornalistas Ana Lourenço e Mário Crespo são disso exemplo), muito acima do das televisões generalistas. Mas por este ataque de futebolite tão exagerado é que não esperava. Até a TVI, ontem, optou por não interromper a notícia sobre a troca de seringas nos serviços prisionais só para transmitir o comunicado da FPF em directo, como fizeram as outras estações televisivas.
Não me lembro ao certo das palavras de Santana Lopes, quando lhe foi dada a palavra após o Special One ter entrado no táxi sem dar cavaco a ninguém (bem feita!), mas foi algo do género: "O País realmente anda maluco". E realmente anda, com interrupções destas sem sentido nenhum, que mostram, infelizmente, que a futebolite aguda não ficou curada com os alegados casos de corrupção, antes volta, e, pelos vistos, com ainda mais força (estúpida).
E quando a entrevista foi retomada, acabou imediatamente. Santana Lopes aí fez a primeira coisa acertada desde que foi nomeado Primeiro-Ministro: Recusou-se a continuar a entrevista. Ana Lourenço ainda tentou justificar a atitude, embora a sua cara denotasse que por ela aquilo nunca teria acontecido, mas ordens são ordens e quem está na régie é quem manda.
E assim ficou o serviço público entre as 22h30 e as 23h00, hora em que entrou no ar a Quadratura do Círculo: Sem entrevista, sem Mourinho e com muita publicidade a "encher chouriços" naquela meia hora vazia!

1 comentário:

Rita disse...

Se gostaste tanto desta polémica sobre a entrevista do Santana, aconselho te a ires ao site do jornal Público, selecciona o separador das notícias "+ comentadas" e aprecia os comentários deixados na notícia sobre esta questão...

;p