quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O novo concurso da RTP

Para alguns é um programa ridículo, para mim é um programa genial! “Sabe mais do que um míudo de dez anos?”, é o nome do programa, em que os concorrentes são submetidos a uma série de perguntas de matéria que se lecciona do 1º ano ao 5º ano de escolaridade. Os concorrentes em cada pergunta escolhem um de cinco míudos (de dez anos) para que o possam ajudar nas perguntas que os graúdos não sabem. Confuso? Como é que um graúdo não pode saber a resposta a uma pergunta da primária? Fica um dado: no primeiro programa, o concorrente que mais avançou na pirâmide do dinheiro respondeu só a quatro perguntas, das quais em duas teve de pedir ajuda ao míudo.
São no essencial perguntas de definição e que apelam a uma memória subconsciente e, se nalguns casos, a pergunta desperta a chamada memória selectiva e o graúdo responde correctamente, noutros casos o graúdo fica a olhar, pensando para si: “Epá, sei menos que um míudo de dez anos!” E muitos telespectadores também. As perguntas também não são o “bêabâ” da primária, mas sim um pouco rebuscadas, no entanto não nos deixa de intrigar olharmos para a pergunta e não sabermos a resposta, embora achando a questão ridiculamente fácil.
Em suma, um programa que irá por a educação dos portugueses a nú, demonstrando que ainda vigora entre nós a política educativa do “Decora para o teste, esquece para a vida”!

Sem comentários: