sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O Livro secreto de José Sócrates

Com muita audácia e inteligência (e após alguns contactos de dentro da Maçonaria tuga) o Ponto conseguiu ter acesso ao novo "livro vermelho" do PS, também conhecido por: "Como ser um homem do aparelho Socrático e não ficar na m... em 10 lições básicas"
Este livro encontra-se na 1a edição e está a ser vendida nas sedes do Partido Socialista, mas com númerus clausus, pois apenas os militantes o podem comprar e apenas é permitida a compra de um exemplar por militante. É também um livro extremamente pequeno, dificil de detectar, pois as suas 100 pags. em formato A6 faz com que caiba em qualquer bolso, não obrigando os leitores a carregá-lo nos braços (e, consequentemente, a mostrarem a toda a gente que o andam a ler).
O Ponto faz aqui a súmula dos 10 capítulos (10 lições) que compõem o livro:
1- Diga Sempre Bem:
Quando for entrevistado, comece sempre por dizer bem do Primeiro-Ministro José Sócrates e do seu governo, ou, se for um assunto europeu, da Presidência Portuguesa (ex. de escola: Se lhe perguntarem sobre o tratado reformador, comece logo por dizer que é uma vitória da Presidência Portuguesa e do P.M. José Sócrates, acentuando a ideia pelo menos durante cinco minutos até começar a responder efectivamente à questão);
2- Se puder, diga bem do Passado:
Sempre que falar em público, além de dizer bem do actual governo e do primeiro-ministro José Sócrates, diga bem também das antigas governações PS. Mas atenção, não dê motivos para se falar das memórias más, como por ex., da demissão de António Guterres.
3- Se um Ministro der bronca, a culpa é do Ministro, nunca de José Sócrates:
Caso algum ministro do governo cometa alguma gafe ou estiver a tomar medidas erradas, deve fazer uma hierarquização do problema: Se for levezinho, assuma a atitude de que o Ministro foi mal interpretado (Ver o exemplo escola de Mário Lino e o "deserto abaixo do Tejo"). Se for bastante grave, desemerde-se, critique o Ministro se for suficientemente desligado do governo, mas NUNCA, EM CASO ALGUM, JAMAIS, critique José Sócrates. Em última análise os ministros são carne para canhão e mudam-se facilmente duma legislatura para a outra. Mas o Primeiro-Ministro, José Sócrates não!
4- Faça Jogging:
Não só por ser o desporto de eleição do P.M.-J.S. (abreviatura usada a partir de agora), também ajuda a dar a ideia à comunicação social de que está na moda e que, como o P.M.-J.S., é fixe.
5- Seja arrogante:
A arrogância é a melhor arma contra as críticas e as incertezas. Se não sabe não diga que não sabe, antes diga que é assim porque é assim. Em qualquer dos casos acaba por não dizer nada de jeito, mas pelo menos na segunda hipótese não transparece que é burro e que não devia estar no cargo que ocupa.
6- Se quer subir na vida, seja maçon:
(A edição a que o Ponto teve acesso, estranhamente, talvez por ter sido cedida por um militante socialista maçon, tinha o capítulo 6º completamente arrancado...)
7- Controle a Comunicação Social:
Esses bichos que quase parecem parasitas necessitam de ser controlados. Tal como os cães, dê-lhes um biscoito, faça conferências de imprensa a falar da história da carochinha, ou contrate criancinhas e comece a dar-lhes alguma coisa (exemplo escola: veja-se a entrega de computadores pelo P.M. - J.S.)
8 - Nunca proponha medidas polémicas:
Se é um visionário e tem ideias próprias e um bocado diferentes das ideias do P.M. - J.S. ou das duas uma: fica na A.R. a fazer declarações de voto o tempo inteiro (e de vez em quando organiza um movimento de cidadania para as presidenciais) ou se exila calmamente num "tacho" qualquer, a ganhar milhões de contos.
9 - Prefira sempre a OTA a Alcochete ou a Portela+1:
O P.M.-J.S. tem muitos amigos com terrenos lá comprados e, imagine só, se a OTA ganhar, no próximo conselho nacional irá ser sorteado um desses terrenos para um militante do PS (sorteio esse secreto e com o máximo de sigilo, obviamente)
10- Acima de tudo, seja um bom socialista:
Ou seja, tente "chupar" todo o dinheiro que conseguir até ao término da maioria socialista. Como bem sabemos, tudo o que é bom termina nalgum dia...
Ao que o Ponto apurou, a 2ª edição está já a ser impressa e irá ser comercializada em 2009.

1 comentário:

White Castle disse...

Já sabes então o ue dar ao JD os anos dele :p