segunda-feira, 1 de outubro de 2007

O Políticamente correcto...






Menezes ganhou. E ganhou bem (leia-se, por uma grande diferença em relação a Mendes, não porque era melhor candidato). No entanto, ainda nem se passaram três dias das eleições, já se ouvem criticas ao recém-eleito Menezes: Marcelo Rebelo de Sousa, José Pacheco Pereira, Mário Soares e, até, imagine-se, Francisco Louçã(o rei do populismo), entre outros, deixaram ao líder do PSD críticas, umas mais moderadas (MRS) outras mais agressivas (JPP e MS principalmente). O homem ainda nem sequer escolheu a bancada parlamentar e já recebe um enxovalhar de críticas. Nada que o quotidiano, a tradição, o políticamente correcto não nos tenha habituado: criticar quem surge do nada e fora das "elites" com um pequeno (grande) sonho de fazer do PSD o partido de oposição ao governo.


Menezes foi um bom autarca em Gaia. Pode-se criticá-lo por não ter desenvolvido as inúmeras "aldeias"/freguesias da cidade, mas pelo menos tornou-as mais próximas, muito mais próximas do centro da cidade (longe vão os tempos do uso da antiga estrada de Espinho para chegar a Serzedo!). Mostrou obra, trabalho, é um facto assente.

Não sei se será a solução para renovar um partido moribundo, sem ideologia, caquético, velho e apático. Mas será certamente diferente de Marques Mendes. Pode ser melhor ou pior, pode levantar o PSD ou matá-lo de vez, é o cara ou coroa.

Sinceramente, acho que o PSD está morto e que a direita só voltará a fazer oposição de "jeito" quando PSD e CDS se extinguirem por completo e se crie um novo partido (com algumas alas mais liberais do PS também). Mas até lá o que se tem é Menezes. Pode ser bom ou mau como disse. Mas isso ainda não se sabe, não vou dizer agora que vai ser catastrófico sem ver o seu trabalho. Fez um bom trabalho em Gaia, pode não o fazer como líder nacional dum partido. Pode ser que o faça. De qualquer forma, até lá todas as críticas a apontar são ou dum mau perder (JPP assumiu-o no seu blogue) ou então do políticamente correcto do criticar antes de objectivamente ver o trabalho feito. Até lá é caso para dizer: Deixem-no trabalhar!

4 comentários:

White Castle disse...

"Não sei se será a solução para renovar um partido moribundo, sem ideologia, caquético, velho e apático. Mas será certamente diferente de Marques Mendes. Pode ser melhor ou pior, pode levantar o PSD ou matá-lo de vez, é o cara ou coroa.

Sinceramente, acho que o PSD está morto e que a direita só voltará a fazer oposição de "jeito" quando PSD e CDS se extinguirem por completo e se crie um novo partido (com algumas alas mais liberais do PS também)"


O PSD não está morto, nem muito menos a direita como afirmas... acho sim é que há uma tendencia "centrista" nessas supostas divisões... Quanto a falta de ideologia, é geral, na situação actual... Sim, porque sinto mesmo que tenho sido governada por um partido de esquerda!!

Fundar um novo partido-fusão? Não me parece viável, e acho que a solução passa mesmo pela regeneração do PSD, a qual é possível, a qual está a acontecer! se as eleições de há pouco não deram uma boa ideia do partido, isso teve também que ver com discussões de ideias e perspectivas, que já aconteceram noutros partidos, como o PS, que (aparentemente) está sem convulsões (mas também com a bufaria, como não estaria ;-)

O PSD está aí para as curvas, e sinceramente alguns comentadores pecam por comentarem... Enfim, comparar Menezes ao Santana? não sei, mas alguém parecia que estava com uma certa dor...

Anónimo disse...

Não comento o post, até porque sou apartidário, mas achei curiosa a afirmação no comment da white castle, quando diz "sinto mesmo que tenho sido governada por um partido de esquerda"...não sei se vivemos no mesmo planeta, mas esta governação do PS tem sido tudo menos característica de um partido de esquerda. Bem pelo contrário, há já muito tempo que um partido de esquerda não tomava tantas medidas tipicamente de direita...

White Castle disse...

Anónimo, essa expressão era irónica ;-)

Anónimo disse...

ok...então estamos de acordo;-)